Por forma a monitorar os incidentes e a violência no período da campanha eleitoral os membros da sala da paz se encontram três vezes. No início da campanha para analisar a ficha de observação e definir estratégias de acção no caso de ocorrência de eventuais incidentes. A segunda reunião ocorre no meio da campanha eleitoral para analisar o relatório de incidentes.

A última reunião é realizada no final da campanha para analisar o relatório global da campanha eleitoral e emissão do seu posicionamento. No entanto, havendo necessidade, os membros da Sala da Paz podem reunir-se extraordinariamente para actuação de emergência na contenção de conflitos.

A informação é partilhada por um grupo de observadores posicionados no terreno, devidamente credenciados, suportados pelas organizações membros da Sala da Paz envolvidas no processo de observação eleitoral. Através do preenchimento de fichas de recolha de informação os observadores, no final do dia reportam todos aspectos da campanha e partilham com a Central de Gestão e Análise


de Informação que tem a responsabilidade de compilar a informação. Porém, certos aspectos e incidentes devem ser de imediato reportados com o objectivo de clarificar e solucionar com as autoridades competentes.

Durante a campanha eleitoral e através de plataformas digitais criadas para o efeito, os membros da Sala da Paz farão a análise do decurso e dos incidentes da campanha. As rádios comunitárias locais podem realizar várias actividades de discussão e divulgação de incidentes durante a campanha.

mapa saladapaz

Sala da Paz. Todos Direitos Reservados

Moçambique - Maputo

Tel: +258 84 306 6565 | Mail: saladapazmoz@gmail.com

Criação e implementação: DotCom