imd apoia governo covidO Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) e a MidiaLab realizaram no mês de Abril, a entrega oficial ao Ministério da Ciência e Tecnologias, Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP) de um sistema digital para a monitoria da Covid-19. Trata-se do mesmo sistema usado para a contagem paralela dos votos no âmbito da Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta Sala da Paz, nas Eleições Gerais e Provinciais de 15 de Outubro de 2019.


Para o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Gabriel Salimo, este gesto do IMD, mostra que qualquer um pode dar o seu contributo em qualquer circunstância, desde que use a criatividade. Segundo ele, contou o facto de MCTESTP ser o "Ministério de criatividade" que estimula este tipo de iniciativas e que busca transformar os problemas em oportunidade para encontrar soluções locais.

imd apoia governo covid 3"É de agradecer ao instituto por esta iniciativa que de fato vem a colmatar um problema. Estamos a falar de equipamento eletrónico e desenvolvimento de software, que não é uma coisa barata e nem fácil. E tudo isso se adpta a um grande problema que nós temos, que é de controlar os nossos estudantes. Queremos saber a saúde dos nossos estudantes, assim como a nação quer saber a saúde de todos nós. Esta ajuda vai realmente resolver um dos grandes problemas que nos temos que é saber onde estão e como estão os nossos estudantes", declarou o governante.

O aplicativo surge como medida complementar para conter e monitorar a propagação do COVID 19 na comunidade académica das universidades e dos institutos profissionais em todo o território nacional, face ao Estado de Emergência que impõem medidas restritivas do nível 3 em todo o território moçambicano.

imd apoia governo covid 2Segundo o Director Executivo do IMD, Hermenegildo Mulhovo, a organização sentiu-se estimulada e encorajada a mobilizar aquilo que tinha em termos de criatividade para dar resposta a esta doença que, apesar de ser nova, assola a todo o mundo. "Neste momento, com o Covid 19 nenhum país pode contar com outro e esperar que as soluções venham de fora. Cada país deve encontrar soluções inovadoras que se ajustam a sua realidade" declarou Mulhovo, reiterando que esta contribuição espera que o governo venha a ter informações que ajudem a tomar decisões em relação ao Covid 19 no seio da comunidade académica.

Por sua vez, o Director Executivo da MidiaLab, Rui Lamarques destacou a experiência da monitoria do processo eleitoral através do aplicativo que permitiu obter informação em tempo real através da participação de activistas. "O aplicativo permitiu a monitoria em tempo real dos resultados eleitorais com financiamento pela Embaixada do Reino dos Países Baixos. Com esta experiência concluímos que poderíamos contribuir adaptando o aplicativo para monitorar o caso de Covid-19 em tempo real na população estudantil", referiu Lamarques.

Para além do aplicativo, o IMD apoiou o Ministério com equipamentos informáticos, que consistem em 400 unidades de telemóveis e um computador. O sistema e os equipamentos foi financiado pelo Reino dos Países Baixos para a operacionalização da plataforma da sociedade civil, Sala da Paz durante as eleições de 2019.

mapa saladapaz

Sala da Paz. Todos Direitos Reservados

Moçambique - Maputo

Tel: +258 84 306 6565 | Mail: saladapazmoz@gmail.com

Criação e implementação: DotCom