Presidente da Assembleia da Republica elogia Filipe Nyusi e Ossufo Momade pelos esforços na busca pela PazA Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, elogiou esta sexta-feira, 14 de maio, durante o eu discurso de encerramento da terceira sessão da Assembleia da República, ao Presidente da República, Filipe Nyusi, e ao Presidente da Renamo, Ossufo Momade, pelos esforços que têm empreendido tendo em vista a pacificação do país.

“No contexto da busca da Paz efectiva, gostaríamos de enaltecer a forma incansável e determinada como Sua Excelência Presidente da República, tem conduzido o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração, mostrando o seu amor ao Povo, a necessidade contínua da unidade da Família Moçambicana e de consolidação da nossa democracia, declarou Bias sobre o estadista Moçambicano, para depois endereçar outros elogios ao líder da Renamo. “Enaltecemos o Senhor Ossufo Momade, Presidente do Partido Renamo, pela sua postura colaborativa no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração“.

Na ocasião, fez apelos a todos os repudiem os ataques armados. “Apelamos a todos os que estão contra a paz em Moçambique, para que mudem de atitude e, passem a contribuir, de uma forma construtiva para a harmonia social na grande Família Moçambicana” afirmou a líder parlamentar, para depois acrescentar que “Devemos todos, sem excepção, repudiar o uso das armas, bem como a incitação à violência para alcançar objectivos políticos e outros. Abracemos a cultura do diálogo, do respeito pela diferença de opiniões e pelas instituições democraticamente eleitas”.

No seu discurso, Esperança Bias garantiu que a Assembleia da República, “tendo em conta a sua responsabilidade política e institucional, vai continuar a aprimorar as leis que contribuam para a restauração da segurança e ordem públicas” no país. No entanto, realçou a importância da união de todos os moçambicanos para fazer face aos ataques armados registados em Cabo Delgado, considerando que união entre os moçambicanos foi fundamental para o pais vencer a luta contre o colonialismo. “Hoje, mais do que nunca, somos todos chamados a revisitar esse espírito, de unidade e determinação, no combate ao terrorismo e na busca de uma paz efectiva”, disse.

mapa saladapaz

Sala da Paz. Todos Direitos Reservados