1AD9EB3A 1E8D 49E6 A874 32E8260D008A w1080 h608Realiza-se esta terça e quarta-feira, 25 e 26 de maio, na cidade de Maputo, um seminário de indução temática dos membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE), como forma de contribuir para a integridade dos processos eleitorais em Moçambique. A actividade é organização pela CNE, em parceria com o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), organização da sociedade civil que coordena a Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta, Sala da Paz.

O seminário realiza-se na sequência da eleição e tomada de posse de novos membros da CNE, impondo-se por isso o desafio destes membros se integrarem nas dinâmicas do ciclo eleitoral, do funcionamento dos órgãos de gestão eleitoral bem como promover uma reflexão em torno dos desafios de promoção da integridade e transparência dos processos eleitorais em Moçambique.

Assim, oradores da sociedade civil e académicos vão partilhar temas e evidencias de situações que colocam em causa a credibilidade eleitoral em Moçambique com base para sustentar a uma reflexão interna dos membros da CNE na busca de soluções de modo a contornar a sua ocorrência.

Não obstante Moçambique conseguir realizar regularmente as eleições, os seus resultados têm sido sistematicamente alvo de contestação e descredito, por parte de diversos actores directa ou indirectamente envolvidos com o processo. Na sequência deste descrédito, o país tem registado com alguma regularidade, conflitos pós-eleitorais que evoluem para uma dimensão violenta.

O encontro de dois dias vai contar com 40 participantes entre os membros da CNE, gestores do STAE, representantes da sociedade civil e académicos que vão ajudar na reflexão dos diferentes temas propostos.

mapa saladapaz

Sala da Paz. Todos Direitos Reservados

Moçambique - Maputo

Tel: +258 84 306 6565 | Mail: saladapazmoz@gmail.com

Criação e implementação: DotCom